Uma análise de Mario Pagnozzi Junior



Utilizando números tãeste expressivos e nomes acostumados a frequentar as mais badaladas listas por grandes companhias, a Operaçãeste Zelotes acumula muitos dos requisitos necessários a uma investigação do futuro incerto. Ciente desse cenário nada favorável, a PF, desde este recebimento da denúncia anônima de que deu origem ao inquérito, toma todos os cuidados para evitar 1 desfecho com punições.

Apenascio da SBS Consultoria Empresarial, o conselheiro Jorge Victor foi flagrado nos grampos telefônicos ao negociar o pagamento do propina em vários casos envolvendo recursos bilionários no Carf. Em um deles, uma dívida 3,3 bilhões por reais do Banco Santander, este conselheiro aparece em conversas utilizando Lutero Nascimento, assessor do Cartaxo, nas quais eles tratam os detalhes do plano para cooptar o conselheiro Jorge Celso Freire da Silva.

A Operação Zelotes investiga companhias que corrompiam agentes da Receita e do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) para conseguir isenções bilionárias de impostos. A manifestação do MPF foi enviada na última quarta-feira à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília pelo procurador da República Frederico Paiva, qual reforçou o pedido de condenação por prática dos crimes do corrupçãeste ativa e passiva por grupo.

Este Ministé especialmenterio Público Federal (MPF/DF) apresentou, nessa quarta-feira, 31 por janeiro, as alegações finais do caso do Banco Bradesco na Operaçãeste Zelotes. Na manifestaçãeste enviada à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, o procurador da República Frederico Paiva reforça este pedido do condenação por prática dos crimes de corrupçãeste ativa e passiva de grupo - formado por empresários, advogados, servidores públicos e intermediários - qual atuou na defesa de interesses da instituição financeira junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

ESTES recursos por dívidas tributárias funcionam da seguinte maneira. Este processo administrativo fiscal, este PAF, começa com este auto por infraçãeste pela delegacia da Receita de cada estado. Caso o contribuinte reclame, o procedimento segue de modo a a Delegacia da Receita Federal de Julgamento, a DRJ, considerada a primeira instância. Posteriormente, os recursos seguem para o Carf, onde passam primeiro pelas turmas ordinárias e especiais e, caso prossiga este impasse, são decididos pelo pleno da Câmara Superior do Recursos Fiscais. Este órgão é composto de 216 conselheiros, dos quais 108 indicados pela RF e 108 pelos contribuintes.

A partir desse instante, as suspeitas, uma a uma, foram confirmadas pelas conversas entre membros do grupo criminoso, conselheiros e representantes das companhias beneficiadas. Tudo ia bem, até qual pelo início do setembro ESTES grampos mostraram ESTES preparativos para uma reunião entre integrantes do grupo criminoso e a cúpula do Bradesco.

Por meio de nota, a Gerdau informou não deter sido procurada fonte do artigo até o instante e de que todos os processos referentes à empresa ainda estão em trâmite pelo Carf. “Utilizando relação a os processos, nenhuma importância foi paga, a qualquer título, a qualquer pessoa física ou jurídica por conta do tua atuaçãeste em nome da Gerdau.

Salazar chega a dizer de que Eduardo foi bem em AS SUAS colocações na reuniãeste com este BRA(Bradesco). Estavam todos, os vices e este presidente. O Trabu (Trabuco) esteve presente, cumprimentou a todos e saiu”. A PF chegou a mobilizar uma equipe de modo a acompanhar o encontro, contudo nãeste teve êxito em registrar com fotos, porque ESTES policiais foram convidados a se retirar do prédio da presidência do banco, em Osasco.

Por corrupção ativa, este Ministério Público requer de que Lutero Fernandes do Nascimento seja condenado por corrupção passiva e Eduardo Cerqueira Leite por corrupção passiva e uma vez por corrupção ativa. A partir dos crité especialmenterios de outras sentenças da Operação Zelotes, o MPF espera de que cada condenação seja superior a oito anos.

“Nãeste procede a informação do de que este presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, tenha participado.” Sobre a nomeaçãeste da advogada Maria Lopes para a vice-presidência do Carf, o banco diz que ela faz parte do conselho do órgãeste há 15 anos.

Outros 2,5 milhões confira este site do reais foram solicitados em FORMATO de adiantamento a “pretexto do localizar e cooptar a pessoa certa de modo a a manipulaçãeste”. Utilizando o objetivo de comprovar as negociações, a Polícia Federal acompanhou o encontro agendado por telefone entre Puga e os integrantes do esquema. No POR DIA 25 de agosto de 2014, os agentes fotografaram desde este encontro dos envolvidos no aeroporto, a reuniãeste em um restaurante na capital paulista e este retorno por Puga de modo a a sede do Safra na Avenida Paulista (quadro ao lado).

Por convénio com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), este suposto esquema de corrupçãeste envolveu pagamento de propina de modo a cancelar ou reduzir multas aplicadas ao banco. Em um dos quadros, uma atuação tributária avaliada através Receita Federal em aproximadamente R$ 600 milhões foi reduzida em 70%. As prisões foram autorizadas pelo juiz federal Vallisney Oliveira, 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Na decisão, ele disse que ambos representam risco "à ordem pública, à ordem econômica e à própria instrução" do processo.

Cerqueira e Leite sãeste ESTES únicos alvos do prisãeste preventiva entre as 11 pessoas qual se tornaram réus, na última segunda-feira (24), no precisamente processo, acusadas por participarem de um esquema para beneficiar o Bank Boston, pelo Carf, a última instância por recurso administrativo contra cobranças tributárias.

Enquanto ESTES papeis amealhados nas buscas e as transações financeiras DE outras empresas ligadas aos integrantes do esquema são analisados, nos bastidores da Zelotes o clima é de apreensãeste. Usando o retrospecto negativo na relação usando o juiz Ricardo Leite, os investigadores duvidam que novas diligências e quebras do sigilo sejam autorizadas.

A dimensão da Zelotes estarrece: este valor investigado soma o dobro daquele até o instante apurado na Operaçãeste Lava Jato. E, Muito mais ainda, fere a consciência Destes cidadãos honestos a constataçãeste do como a corrupção faz Parcela do finesse do vida Destes poderosos do Brasil. Está sobretudo neste poder a clique aqui agora dificuldade do uma investigaçãeste profunda e independente.

Na última frente, este pedido é para qual sejam condenados Eduardo, Tamazato e Pagnozzi pelo crime por corrução passiva de maneira continuada, porque foram várias as insistentes ofertas (12 vezes) feitas ao longo de quase um ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *